Vencedor da Palma de Ouro em Cannes conta história de amor entre duas mulheres.
As empresas que se recusaram a produzir as cópias do filme neste formato alegam que não trabalham com obras que tenham cenas de sexo explícito.
RIO — A controversa carreira do filme “Azul é a cor mais quente”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes ano passado, ganhou mais um capítulo nesta semana. Na página oficial do filme, a equipe de divulgação do longa-metragem afirma que está encontrando dificuldades de lançá-lo em blu-ray por causa do “conteúdo” da obra.
O lançamento do DVD de ‘Azul é a Cor Mais Quente’ se aproxima, mas temos uma péssima noticia para os fãs do filme: as empresas brasileiras produtoras de blu-ray se negam a produzir o filme devido ao seu ‘conteúdo’”, diz a nota oficial. “Ainda estamos batalhando para reverter essa situação, mas não conseguimos acreditar que tratariam dessa forma a história de amor mais linda de 2013, vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes e diversos outros prêmios. O que vocês acham disso?”
A obra do cineasta tunisiano radicado na França Abdellatif Kechiche acompanha as descobertas sexuais de Adèle, interpretada por Adèle Exarchopoulos, que se apaixona por uma jovem de cabelos azuis, Emma (Léa Seydoux). As cenas explícitas de “Azul é a cor mais quente” acontecem entre as duas atrizes, apenas com o contato entre os corpos. Também não há closes nos órgãos genitais. Mas é inegável que foram imagens polêmicas, não só no Brasil. O forte conteúdo sexual do filme causou polêmica até mesmo na equipe. A atriz Adèle Exarchopoulos chegou a dizer que se sentiu uma prostituta durante as filmagens, e entidades de defesa dos direitos das mulheres criticaram as sequências de sexo.
'Não é um filme pornô'
— Fico preocupado não como fornecedor, mas sim como consumidor — lamenta Jean Thomas Bernardini, presidente da distribuidora Imovision — Não é um filme pornô. Na França o filme recebeu classificação indicativa de 12 anos, aqui foi 18. Até aí tudo bem, mas agora o DVD ser proibido? Porque isso é um tipo de censura. Qual o critério?
A empresa contactada foi a Sonopress, cuja fábrica fica em Manaus e tem uma escritório para representação comercial em São Paulo. O departamento jurídico da Sonopress confirma a informação da Imovision, que realmente não aceitou produzir nem o DVD nem o blu-ray de "Azul é a cor mais quente" por conta das cenas explícitas. A Sonopress, porém, negou que haja motivações religiosas: de acordo com a empresa, a razão se deve a contratos internacionais com companhias como Microsoft e Disney que exigem a limitação.
Em comunicado, a Imovision informou que, após a tentativa frustrada com a Sonopress, contatou a Sony DADC, que também se recusou a produzir o blu-ray do filme, "por considerar o conteúdo inadequado devido às cenas de sexo, apesar do filme já ter sido classificado para maiores de 18 anos".
Na França, como disse Bernardini, a classificação indicativa de “Azul é a cor mais quente” foi de 12 anos, mas em muitos lugares ele não foi visto dessa forma leve: além do Brasil, a produção recebeu a classificação de 18 anos em Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Coreia do Sul. Em outros países, como Argentina, Alemanha, Canadá e Suíça, o limite de idade sugerido foi de 16 anos. Já em Cingapura, a classificação foi de 21 anos. E com cortes.
Ainda assim, o filme tem sido um sucesso por onde passa: fora a Palma de Ouro, recebeu 42 prêmios ao redor do mundo. A produção também foi indicada ao Globo de Ouro e ao Bafta de filme estrangeiro.
Fonte O Globo
Após o sucesso da versão live action de ‘Mogli: O Menino Lobo‘, Jon Favreau já começou os preparativos para o remake de ‘O Rei Leão‘.
Segundo o Omega Underground, as filmagens começam em Los Angeles em Maio. Sendo assim, ‘O Rei ...
A EW divulgou a primeira imagem oficial de ‘O Retorno de Mary Poppins‘ (Mary Poppins Returns), sequência do clássico estrelado por Julie Andrews e Dick Van Dyke em 1964.
Estão confirmados no elenco: Emily Blunt, Lin-Manuel Miranda, Ben ...
O ator Bud Spencer, conhecido pelos filmes de pancadaria com Terence Hill, morreu nesta segunda-feira (27) em Roma, na Itália, aos 86 anos, informa a imprensa italiana, que cita um comunicado do filho do artista: "Papai se foi pacificamente, às ...
Anton Yelchin, ator de 'Star Trek', morre esmagado pelo próprio carro
Segundo polícia, não há suspeita de assassinato e morte foi acidente.
Ator tinha 27 anos e também atuou em 'A hora do espanto' e 'Alpha Dog'.
O ator Anton Yelchin, ...
Melhor filme:
"Spotlight: Segredos revelados"
Melhor ator:
Leonardo DiCaprio ("O regresso")
Melhor atriz:
Brie Larson ("O quarto de Jack")
Melhor diretor:
Alejandro G. Iñárritu ("O regresso")
Melhor canção original: ...
Screen Video Locadora
Rua Conde dos Arcos, 1452 - Lindoia - Curitiba - PR - (41) 3248-2602 - screenvideo96@gmail.com
Todos os direitos reservados para SEU FILME EM CASA - 2010